
Nano-SIM
mas a decisão de quem sairia vencedora era do ETSI (European Telecommunications Standards Institute).
A Nokia afirmava que seu padrão era tecnologicamente superior ao proposto pela Apple, mas a Apple tinha o apoio da grande maioria das operadoras da Europa. Vendo que a batalha estava quase perdida, Rim e Motorola apresentaram então uma terceira proposta, que tinha "80% de Apple e 20% de Nokia", e parecia juntar o melhor das duas propostas.
Finalmente, depois de ter a decisão adiada em abril, o ETSI tomou sua decisão e aprovou o novo padrão. O novo chip terá dimensões de 12,3 x 8,8 x 0,67 mm, que é até 40% menor que o micro-SIM atual, mantendo as mesmas funcionalidades.

Nano-SIM
Diversos sites de tecnologia apontam a Apple como vencedora, mas muitos se esquecem do padrão proposto por RIM e Motorola. No entanto, um port-avoz da Nokia disse ao The Verge que também acredita que o nano-SIM da Apple foi o escolhido.
Seja como for, saber quem saiu vitorioso não faz muita diferença para os consumidores e nem mesmo para o mercado, já que tanto Apple quanto as outras empresas prometem licenciar o novo padrão gratuitamente. Então, em breve, teremos celulares com chips ainda menores no mercado.



0 comentários:
Postar um comentário